O Luso recebe na próxima segunda-feira, dia 1 de maio, o evento “Perca o fôlego pela Hipertensão Pulmonar”, que envolverá meio milhar de participantes, incluindo nomes internacionais (já confirmados) ligados ao futsal. O programa é vasto e recebe inscrições até sexta-feira, dia 28 de abril.

Desafiada pela Associação de Hipertensão Pulmonar Portugal, a Escola de Futsal da Mealhada – Modalidades Benfica está a dar apoio na realização de um evento desportivo, cujo mote “é essencialmente o da divulgação da doença”.

“A intenção é tentar mostrar que as pessoas quando fazem exercício sentem-se cansadas e que os doentes de hipertensão pulmonar sentem-se da mesma forma, mas sem fazer qualquer tipo de esforço”, declarou, ao «Bairrada Informação», Ricardo Santos, da Escola de Futsal da Mealhada – Modalidades Benfica.

O dia será repleto de jogos inseridos num Torneio de Futsal, das 9h às 19 horas, no Pavilhão Municipal do Luso, com demonstrações de Hóquei, Karaté, KickBoxing e Patinagem. Mas ao longo do dia vão acontecer muitas outras atividades: às 9h 30m uma corrida com caminhada, com início no centro da vila do Luso; às 10 horas, cicloturismo e aula de relaxamento; às 12h 30m acontece o “Momento Surpresa” e às 13h 30m o almoço, nas instalações, em frente ao Pavilhão, da Sociedade da Água do Luso; às 15 horas está agendado um passeio pelo Luso, às 16 horas uma aula de zumba e às 17 horas “Sunset Party DJ Hardbeatz”. O dia “termina” com um Torneio de Petizes no Centro de Estágios do Luso.

As inscrições nas atividades do evento são gratuitas, mas sujeitas a inscrição, e contemplam a oferta de um tshirt alusiva ao tema do dia. Apenas a participação no almoço tem um custo de quatro euros. Os interessados em mais informações devem contactar o número de telemóvel 917 710 984.

“Jogo de estrelas”, no Luso, com jogadores internacionais de futsal

No evento participam, para além da Escola organizadora, o Atlético Clube do Luso, DCI \ Centro Cultural Desportivo e Recreativo da Pedrulha (Casal Comba), o Hóquei Clube da Mealhada, a Escola do Ricardinho (“escola do melhor jogador de futsal do mundo”), Escolinha da Pateira (Fermentelos – Oiã), P.A.R.C. – Pindelo Associação Recreativa e Cultural, União de Coimbra, equipa feminina de Futsal de Santa Clara e o Clube Desportivo do Luso, que realizará um Torneio de Petizes.

Segundo Ricardo Santos, “a hora mais importante será a do ‘Momento Surpresa’ onde todos os participantes serão aglomerados no Lago do Luso para serem feitas filmagens com drones”.

O dia culminará com um “jogo de estrelas” de futsal onde estão já confirmados jogadores internacionais portugueses: Marinho, Vítor Hugo (guarda redes da seleção) e Arnaldo Pereira. “Vão surgir mais nomes e estou a tentar que ainda venha alguém ligado ao hóquei”, disse ainda Ricardo Santos, que prepara o evento, em conjunto com a Associação de Hipertensão Pulmonar, sedeada na Mealhada, há cerca de dois meses.

“Há várias semanas que os nossos atletas utilizam as tshirts do evento por todo o país nos treinos de aquecimento antes dos jogos”, garantiu Ricardo Santos, que considera “ser muito importante divulgar-se uma doença, desconhecida para tantas pessoas”.