Numa ação de descentralização e aproximação, técnicos da IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, deslocaram-se ao Curia Tecnoparque, na tarde de 21 de abril, para dar apoio informativo a cerca de meia centena de pessoas, representantes de vinte e duas empresas, maioritariamente, do concelho anadiense. Uma iniciativa que é para continuar, uma vez que o Município de Anadia e a IAPMEI irão celebrar um protocolo, brevemente.

“A Câmara Municipal de Anadia quer dar-vos mais apoio, fornecendo as informações que precisam”, começou por dizer, na sessão de abertura, Teresa Cardoso, presidente da autarquia, adiantando que “a Câmara e a IAPMEI vão estabelecer um protocolo, brevemente, para que as sessões de esclarecimento aconteçam com mais regularidade”.

“Informações é o que as empresas mais precisam”, disse ainda a edil, enfatizando: “Queremos ajudar-vos a obterem todos os esclarecimentos para os vossos projectos e investimentos”.DSC02502

Para além do protocolo de coperação de realização de ações de formação, a Câmara Municipal de Anadia pretende com a parceria dinamizar o Gabinete de Apoio às Empresas e Empreendedorismo (GAE), situado no Curia Tecnoparque, e o “Invest em Anadia”, um programa de estratégia municipal de promoção do empreendedorismo, do investimento e criação de empresas.

A ação realizada na tarde da passada sexta-feira, e segundo um técnico da autarquia com quem falámos, destinou-se a empresários e empreendedores sediados em Anadia, tendo contado com a participação de representantes da Abimota (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins), com sede em Águeda, mas que tem um protocolo com a Câmara de Anadia.

Depois de Rui Seabra, técnico do Departamento do Centro de Apoio Empresarial da IAPMEI, falar de “Apoios ao Investimento”, foi a vez de Lídia Rodrigues, do Departamento de Licenciamento Norte e Centro da Agência, prestar alguns esclarecimentos sobre “O Novo SIR (Sistema da Indústria Responsável)”.

A sessão terminou com reuniões privadas entre os técnicos da IAPMEI e alguns empresários presentes, numa lógica de “maior proximidade com a realidade empresarial de Anadia”. “Estamos a ter estas formações com as empresas nos Municípios mais distantes do IAPMEI”, esclareceu Rui Seabra.