Uma comitiva com elementos da Associação Rota da Bairrada e da Comissão Vitivinícola da Bairrada vai, nos próximos dias, numa viagem “relâmpago” ao Vaticano entregar, “em mãos” ao Papa Francisco (ou pelo menos assim o esperam), a garrafa número um de um lote “especial” de espumante que presta uma homenagem ao Centenário das Aparições de Fátima.

A iniciativa, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Rota da Bairrada, “idealizou”, e segundo Célia Alves, administradora das Caves de São João, “um espumante com vinho de vários produtores da região” que, ao que conseguimos apurar, terá uma imagem alusiva da região.

Apesar de serem diversas as empresas vitivinícolas da Bairrada a fazer parte deste vinho, as operações decorreram todas nas Caves de São João, em São João da Azenha, no concelho de Anadia. “Cada produtor cedeu uma quantidade de vinho. Fez-se os testes e colocou-se uma quantidade menor de uns e uma maior de outros. O resultado foi um lote de perto de duas mil garrafas de um vinho espumante branco”, continuou Célia Alves que, ao «Bairrada Informação», garantiu que será entregue “a garrafa número um ao Papa e as restantes ao Santuário de Fátima para que possam fazer o que entenderem”.

“Esta é uma iniciativa das empresas vitivinícolas da Bairrada, sem fins lucrativo18033814_1684814634878975_7207921396426544622_ns, e que somente pretende homenagear os cem anos das Aparições de Fátima, um ano especial em que o Papa estará no nosso país”, acrescentou Célia Alves.

Segundo conseguimos apurar junto de um dos elementos que integra a comitiva que visitará Roma, “a receção nos serviços do Vaticano acontece na manhã do próximo dia 26 de abril”, sendo que os elementos (onde se destacam alguns presidentes de Câmara da região da Bairrada), que integram esta comissão, irão um dia antes.

Ao final da tarde do passado dia 20 de abril, Jorge Sampaio, presidente da direção da Associação da Rota da Bairrada, publicou nas redes sociais uma imagem de uma rolha, ao que tudo indica protótipo do que serão as de todo este lote comemorativo. No título da imagem, que publicamos, pode ler-se: “Está quase pronto….”.

 

Imagem de HouwieFoto (pixabay.com)