A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de executivo municipal, o lançamento a concurso da empreitada de construção do novo Mercado Municipal da Mealhada, um investimento que ascende a dois milhões e trezentos e quarenta e cinco mil euros.

O edifício do Mercado, que ficará situado junto à Rua Dr. Américo Couto (conhecida como a “Rua do DesportivImagem 1o”), apresenta-se aparentemente como um paralelepípedo recortado que se estrutura em dois níveis. O volume central mais elevado pretende-se afirmar pela sua simplicidade formal, contrastando com o jogo cromático dos painéis em poli-carbonato (branco, verdes, púrpura) inspirados no brasão da Mealhada, nas fachadas nascente e poente e que proporcionam a entrada de luz no interior do mercado.

O Mercado foi estruturado num único piso, com dois alinhamentos de bancadas fixas, permitindo a existência de oitenta mesas de venda. No espaço central do mercado (terrado) localizam-se as mesas de venda e bancas de apoio, num total de quarenta. À volta do terrado localizam-se espaços de venda individualizados, catorze lojas e dois estabelecimentos de bebidas com acesso pelo interior e exterior do mercado. Existirão ainda seis bancas apenas com acesso pelo interior do mercado.

A feira informal que se realiza semanalmente funcionará no terraço exterior, apoiado por dois módulos subdivididos, cada um, em três espaços destinados a estabelecimento de bebidas.

Toda a envolvente paisagística será requalificada, as áreas verdes propostas serão revestidas com prado sequeiro e propõem-se na frente nascente e norte a plantação de árvores autóctones de médio porte na marcação das áreas verdes do mercado.

Os acessos rodoviários far-se-ão desde sul, a partir da Rotunda Deus Baco, e desde Norte, pela Rua Dr. Américo Couto e que se ligam, respetivamente, à Estrada Nacional 1 / Autoestrada 1 e à Estrada Nacional 1 / Itinerário Complementar 2.

 

Fonte: Câmara da Mealhada