No mês em que se assinala o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Cineteatro Messias, na Mealhada, recebeu uma grande produção de Filipe La Féria que retrata o tema. E como? Com dois atores portadores desta alteração genética em palco. O espetáculo realizou-se na tarde de 26 de março e quem lá esteve garante que “foi impossível conter a emoção”.

A peça “Olívia & Eugénio”, do autor peruano Herbert Morote, aborda, pela primeira vez, o Síndrome de Down e conta uma história emotiva da relação de uma mãe com um filho, onde não faltam humor, amor e muita esperança. A interpretação está a cargo da carismática atriz Rita Ribeiro e de dois atores, com Síndrome de Down, ToDSC_0043más de Almeida e Nuno Rodrigues, que desempenham o mesmo papel, alternando entre si nos diversos espetáculos.

Segundo o autor da peça, Herbert Morote, Olívia & Eugénio, mãe e filho, enfrentam uma situação extrema onde se questionam valores que surgem em tempo de crise. “Olívia recorda o seu passado fazendo um sincero ajuste de contas com o seu marido, mãe, amigos, médicos e com todos aqueles que se acham normais, como políticos, profissionais e desportistas com êxito. Sobre eles, Olívia interroga-se se são mais normais que o seu filho Eugénio, um jovem com Síndrome de Down. Afinal, quem é normal nesta vida?”

Depois da estreia na Figueira da Foz a 24 e 25 de março, a digressão “rumou” para a cidade da Mealhada, para um espetáculo que decorreu na tarde de 26 de março.

 

Fotografias: Câmara da Mealhada