Em comunicado enviado ao «Bairrada Informação», a Comissão Política em Anadia do Partido Socialista decidiu, por unanimidade, e “após auscultar os militantes”, pelo apoio ao Movimento Independente Anadia Primeiro, liderado por Teresa Cardoso”, atual presidente da Câmara Municipal, “para o combate eleitoral que se aproxima”.

Remetemos de seguida o comunicado na integra.

 

COMUNICADO

Como é do conhecimento público, o Partido Socialista (PS) tem atualmente um acordo político com o Movimento Independente Anadia Primeiro (MIAP) para o governo do Município de Anadia.

Este acordo foi concretizado após as eleições autárquicas de 2013, que o Movimento Independente, liderado pela Engª Teresa Cardoso, venceu. Com esse acordo e o trabalho que dele resultou, envolvendo eleitos do PS em diferentes órgãos municipais, o PS demonstrou que coloca os interesses do concelho de Anadia em primeiro lugar.

Ao longo deste mandato, temos vindo a honrar de forma escrupulosa o acordo celebrado, sempre em obediência e respeito aos princípios da lealdade, boa-fé e cooperação mútua.

A avaliação que fazemos até esta data é inequivocamente positiva e honra um projeto com visão de futuro que defendemos para o concelho de Anadia.

Na verdade, a Presidente Teresa Cardoso, com o apoio dos vereadores Jorge Sampaio e Lino Pintado, este último eleito pelo PS, tem mostrado estar à altura dos desafios que a atualidade lhe coloca, definindo bem as prioridades do nosso Concelho e executando com firmeza as medidas necessárias ao seu cumprimento.

O fomento da coesão e inclusão social, o incremento da dinamização cultural e desportiva, a aposta na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, a economia e emprego, o apoio ao associativismo e os projetos direcionados à juventude, são algumas das marcas principais deste executivo em exercício e, não obstante os constrangimentos orçamentais, concretizam uma política mais humanista, focada nos problemas concretos das pessoas, que abre horizontes e reforça os laços da nossa comunidade.

Foi pois, encetado um novo caminho. Um caminho que, sem desprezar o passado, está a construir um concelho com futuro. A construir um concelho que vai impondo as suas marcas diferenciadoras e que pretende assumir-se como referência na nossa região. Orgulhamo-nos de termos prestado o nosso contributo na construção deste novo ciclo, da mesma forma que, chegados que estamos à parte final do mandato, desejamos que não se deite agora tudo a perder.

Neste sentido, a comissão política do PS Anadia, após auscultar os militantes, decidiu, por unanimidade, pelo apoio ao Movimento Independente Anadia Primeiro, liderado pela Eng.ª Teresa Cardoso, para o combate eleitoral que se aproxima.

Atendendo à atual conjuntura política acreditamos, convictamente, ser esta a melhor solução para o nosso concelho.

É esta a vontade de todos os membros eleitos dos órgãos do PS Anadia e da esmagadora maioria dos militantes que marcaram presença na reunião plenária convocada para o efeito. É esta também a vontade dos órgãos nacionais e distritais do PS.

Consideramos que não faz sentido apresentar uma candidatura própria contra uma equipa que contou com o nosso contributo, apoio e reconhecimento.

Entendemos mesmo que, se não fosse esta a opção, iríamos contribuir para uma divisão de votos que poderia servir os interesses da candidatura do PSD, preconizada por quem apenas promete um rocambolesco regresso ao passado e apego cego ao poder.

Ora, não é isso que queremos para o nosso concelho.

Como sempre, defendemos o que julgamos ser o melhor para o concelho de Anadia. É esse espírito de missão que norteia a nossa decisão, e será esse o espírito que continuará a balizar a nossa postura e o nosso contributo, para o bem de Anadia.

Contamos com todos os habituais eleitores do PS para que nos acompanhem nesta decisão, porque, para nós, Anadia está primeiro!