O Grémio de Instrução e Recreio, na Pampilhosa, elegeu novos corpos sociais, no início do passado mês de dezembro, sendo Ana Pires, a atual presidente da direção. O assunto do Cineteatro da Pampilhosa foi falado na Assembleia Municipal da Mealhada, que se realizou na noite do dia 29 de dezembro.

“A CDU (Coligação Democrática Unitária) regozija-se pelo protocolo da Câmara com o GIR. Finalmente houve um desbloqueamento da situação”, declarou João Louceiro.

Um protocolo, onde a autaruia, e segundo Rui Marqueiro, seu presidente, “é o menos intervencionista possível”. “A Câmara da Mealhada exigiu que o GIR tivesse intervenção cultural no espaço até para justificar o valor dado pelo Município”, disse.

Protocolo entre a Câmara e o Grémio assinado em outubro

Recordamos os nossos leitores que “a Câmara Municipal da Mealhada e o Grémio de Instrução e Recreio (GIR) da Pampilhosa assinaram, no dia 12 de outubro (de 2016), o protocolo que prevê a transferência de cento e cinquenta mil euros para que a referida associação finalize as obras e reative o Cineteatro da Pampilhosa”.

“Com a assinatura do protocolo – e a consequente transferência da verba -, a expetativa do executivo é a de que os trabalhos que finalizam a obra decorram de forma célere para que a infraestrutura seja aberta e colocada ao serviço da Cultura e da população o mais rapidamente possível”, lê-se num comunicado de imprensa da autarquia enviado, à comunicação social, na altura.

Ana Pires eleita presidente em dezembro

O protocolo, assinado por José Luís Sequeira, presidente da direção do GIR, se tivesse acontecido em dezembro, já seria assinado por uma nova direção, encabeçada por Ana Pires.

Assim, os novos órgãos sociais são: na assembeia geral – Carlos Cabral, Isabel Pires, Artur Filipe Agante da Silva e Alberto Mano; na direção – Ana Pires, Mário Rui Cunha, Gil Ferreira, António Teixeira Campos, Mário Silva Carvalho, João Paulo Pereira e José António da Silva; e no conselho fiscal – Fernando Manuel Marinheiro Correia, Jorge Lindo e Jorge Manuel Dias Coimbra.

“Muito brevemente haverá um site onde todos os que o desejarem poderão aceder a toda a informação: atividades, atas, balancetes, etc”, lê-se numa comunicação de Ana Pires na página “Amigos da Pampilhosa”, na rede social Facebook, onde acrescenta: “Queremos desenvolver uma campanha de angariação de novos sócios. Todos seremos poucos para o muito que há a fazer pelo Grémio de Instrução e Recreio”.

 

Fotografia de Ana Pires