A Câmara Municipal de Anadia entregou, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Município, no passado dia 20 de dezembro, subsídios a vinte entidades socioculturais do concelho, destinados a apoiar as suas atividades.

Das vinte entidades subsidiadas, catorze foram contempladas no âmbito do “Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural” (PAMDC), na sequência de outras tantas candidaturas que apresentaram com vista à comparticipação da sua atividade regular. Lembramos que o PAMDC foi criado pela autarquia em 2014 com o objetivo de orientar a concessão, pela Câmara Municipal de Anadia, de benefícios públicos, procurando estabelecer, nos termos da legislação em vigor, um modelo criterioso que permita apoiar, de forma adequada, o desenvolvimento cultural local, garantindo princípios como a equidade, a proporcionalidade, a legalidade, a transparência, a universalidade e a prossecução do interesse público, entre outros. Por outro lado, o PAMDC pretende também assegurar uma efetiva monitorização da aplicação desses benefícios, definindo as formas da sua concretização, fixando os critérios de seleção das ações ou dos projetos a apoiar, estabelecendo os métodos de avaliação dos apoios concedidos, e garantindo o cumprimento dos direitos e obrigações de ambas as partes.nws_2016_121_1220_cult_subs_f1

Analisadas na reunião extraordinária do executivo de 16 de novembro último, as catorze candidaturas mereceram os votos favoráveis de todos os autarcas que, assim, autorizaram a atribuição de subsídios no valor total de vinte e seis mil e quinhentos euros, que irão beneficiar: a Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (Grupo Folclórico), o Grupo Folclórico da Pedralva – Região Bairradina, o Grupo Folclórico de Óis do Bairro “Os Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro – GFC Associação, o Centro Cultural Fogueirense – Grupo Coral Oásis, a Associação “O Coral da Bairrada”, a Orquestra Desigual da Bairrada ODB – Associação, a Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, o Núcleo de Dança Jazz do Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena, a Associação Recreativa de Grada, Associação Recreativa e Cultural de Tamengos, o Grupo Recreativo e Cultural “O Baluarte”, o Núcleo Cultural da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores (ADABEM), e a Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada.

Destas associações, dez irão ainda receber um reforço no valor de quinhentos euros, pela sua participação nos programas de “Anadia, Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, da “Animação Termal da Curia”, e do projeto “Às Sextas na Praça”.

Por proposta da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, foi também aprovada a atribuição de quatro subsídios, no valor de mil euros cada, destinados a apoiar a atividade regular dos Agrupamentos 221 (Anadia), 836 (Avelãs de Cima), 681 (Sangalhos), e 1345 (S. Lourenço do Bairro), do Corpo Nacional de Escutas. Cada um receberá conjuntamente um apoio adicional de quinhentos euros, como reconhecimento pela sua participação nas muitas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, e muito particularmente pelo seu envolvimento na ação de limpeza do Parque da Curia e no apoio aos incêndios florestais do passado mês de agosto.

Por fim, e igualmente sob proposta da edil, foram concedidos, à Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores – ADABEM, e à Associação de Dadores de Sangue da Freguesia de Sangalhos – ADASFES, subsídios no valor de quinhentos euros, também destinados ao apoio da sua atividade regular.

No total, o Município de Anadia distribuiu, neste Natal, trinta e oito mil e quinhentos euros pelos vinte entidades que, ao longo do ano, contribuíram para a dinamização sociocultural do concelho.

 

Fonte: Câmara de Anadia