As celebrações dos oitenta e três anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, que celebra a 20 de dezembro, tiveram início, no dia 17, e contaram com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que “ouviu” as preocupações dos representantes das entidades oficiais de Bombeiros mais importantes do país.

“Somos um corpo de bombeiros que luta diariamente para dar resposta a todas as solicitações. É difícil, mas com amor, esperança e fé vamos conseguindo, tal como aconteceu em cenário de incêndio em agosto”, declarou Ana Matias, comandante da corporação, que dirigindo-se ao Secretário de Estado, ainda apelou: “Conto consigo para nos fazer acreditar que vale a pena continuar”.

“33% da área ardida em Portugal, em agosto passado, foi no distrito de Aveiro”

Nuno Canilho, em representação da Federação dos Bombeiros do distrito de Aveiro, e dirigindo-se também ao representante do Governo, afirmou: “Trinta e três por cento da área ardida em Portugal, em agosto passado, foi no distrito de Aveiro e, mesmo assim, fomos o que mais colocou bombeiros em outros distritos. Isto significa que mesmo na aflição conseguimos ajudar os outros. E mesmo que as estatísticas digam o contrário, o número de bombeiros voluntários em Portugal não está aumentar. Por outro lado, os que cá estão, nem sempre têm tempo para cumprir a sua missão”.

E alencou algumas medidas de apoio, tais como, “requalificações de quartéis e isenção de impostos por compensações monetárias que são dadas aos bombeiros”. “Temos que pensar nisto se não quisermos daqui a alguns anos lamentarmo-nos de nada termos feito”, concluiu Nuno Canilho.

Câmara disponibiliza 50 mil euros para equipamentos e reparação de viaturas

Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, no discurso, lembrou “que daqui a um ano estaremos na ‘inauguração’ de um renovado quartel”, comparticipado por fundos comunitários e pela autarquia. “Mas há muito mais a fazer… Temos que reforçar a frota e alargar o corpo de bombeiros e, por isso, a autarquia deliberou um apoio de cinquenta mil euros para equipamentos dos Bombeiros e reparação das viaturas. Os próximos tempos exigem empenho”, acrescentou a edil.

“Em 2019 quero que os bombeiros sejam agentes de Autoridade da Proteção Civil”

No seu discurso, Jorge Gomes começou por descansar a corporação sobre a requalificação do quartel: “Podem começar a obra que já foi aprovado pela Comissão Europeia quatrocentos mil euros para esse fim”. E não deixou que as novidades ficassem por aqui: “Também já foi aprovado que as compensações dos bombeiros apenas ficam sujeitas a dez por cento de retenção em sede de IRS. Não pagam rigorosamente mais nada”.

O representante do Governo disse ainda: “Em 2019 quero que os bombeiros sejam agentes de Autoridade da Proteção Civil e isso ajudará muito na auto estimaana-jesus-ribeiro_1 de cada um”. Terminou o discurso falando do Cartão Social do Bombeiro que voltará a ter isenção nas taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde e “em tudo aquilo que conseguirmos acrescentar, como taxas de água, IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis), etc.”.

“Em Anadia estamos na capital do paraíso”

As intervenções, contaram ainda com algumas palavras de Emanuel Maia, presidente da assembleia geral dos Bombeiros de Anadia, que citou um poema de Mário Correia Silva: “Do Bussaco até ao Vouga, / Desde o Caramulo ao mar, / Um paraíso se afoga / Em sol, verdura e luar…”. “E é aqui estamos… na capital do paraíso. Neste local já se cantou a vida e já se chorou a morte, mas foi sempre apanágio desta família transformar os momentos de dor, em muita força”.

O presidente da direção dos Bombeiros de Anadia elogiou ainda “o grupo de ilustres anadienses que, há oitenta e três anos, criaram esta Associação, que respeita e é leal ao seu corpo de bombeiros”.

Fotografias Ana Jesus Ribeiro