A entrega dos Diplomas de Mérito aos alunos das escolas do concelho de Anadia, referentes ao ano letivo de 2015-2016 aconteceu, ao final da tarde do dia 14 de dezembro. Designada de XXI Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, a cerimónia promovida pela Câmara Municipal, realizou-se no Cineteatro de Anadia. Na ocasião, e tal como acontece todos os anos, o Lions Clube da Bairrada aproveitou para premiar os melhores alunos do décimo segundo ano, na disciplina de Português, nas escolas de Anadia e Oliveira do Bairro.

“Méritos devem ser uma consequência e não uma causa do que se faz”

Professores, funcionários, alunos e encarregados de educação reuniram-se numa tarde que pretendeu enaltecer o trabalho “dos melhores”. Num discurso que designou de “provocatório”, João Paiva, Professor na Universidade do Porto, explicou que “o Mérito pode trazer coisas menos boas. Se este prémio servir para a vaidade de filhos e pais, então ele não serviu de nada”, declarou João Paiva, que acrescentou: “Méritos, notas e currículos devem ser uma consequência e não uma causa do que se faz”.

E numa verdadeira “aula realista”, o Professor João Paiva concluiu: “Este Prémio de Mérito só será verdadeiramente justo quando todas as crianças do mundo puderem concorrer a ele. E seria mesmo bom se todos que estão aqui hoje a receber o Mérito fossem mandatados a lutar por um mundo melhor, um mundo mais justo”.

“Quem sabe mais, vê melhor e quem vê melhor tem obrigação divina de ajudar”

Também Sónia Monteiro, diretora pedagógica dos Salesianos de Mogofores, proferiu algumas palavras: “Cada um dos nossos estudantes, que está aqui hoje, revela determinação e, entre eles, há um ponto em comum: a excelente relação com os demais e familiares”. “Disponibilizam os seus conhecimentos e materiais aos colegas. É uma relação de verdadeira família”, concluiu.

“Receber um prémio é ter o reconhecimento público do vosso desempenho”, começou por dizer Idalina Faneca, diretora pedagógica do Colégio Nossa Senhora da Assunção, que acrescentou: “Quem sabe mais, vê melhor e quem vê melhor tem obrigação divina de ajudar”.

Jorge Humberto, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, elogiou os alunos premiados e citou um moralista francês, Jean de La Bruyère: “Não se deve julgar o mérito de um homem pelas suas grandes qualidades, mas pelo uso que sabe fazer delas”.

Teresa Cardoso enalteceu esforço dos alunos

Seguiu-se o momento mais aguardado. Assim, no 2.º Ciclo, foram premiados Manuel Martins, Pedro Duarte e Joana Fernandes no Colégio Nossa Senhora da Assunção; Miguel Rocha, Filipa Marques e Adriana Videira nos Salesianos de Mogofores; Sara Capela, João Pereira e Lara Fernandes na Escola Básica n.º 2 de Vilarinho do Bairro; e Beatriz Rolo, Diogo Duarte e César Rodrigues na Escola Básica e Secundária de Anadia.

No 3.º Ciclo, Maria Gonçalves, Mariana de Oliveira, Maria Torres e Raquel Fernandes “ganharam” o Mérito pelo Colégio Nossa Senhora da Assunção; Sofia Fonseca, Beatriz Pereira e Beatriz Dias pelos Salesianos de Mogofores; Patrícia Ferreira, Maria Neves e Rodrigo Pereira pela Escola Básica n.º 2 de Vilarinho do Bairro; e Joana Dias, Maria Marques e Miguel Garruço pela Escola Básica e Secundária de Anadia.

No Ensino Secundário, o Mérito foi para João Gonçalves, Raquel Ribeiro e Maria Alves, no Colégio Nossa Senhora da Assunção; e para Francisco Power, Francisco Costa e Anastasiya Sukhanko na Escola Básica e Secundária de Anadia.

“Estamos convictos de que as notas finais que serviram de base à escolha dos alunos que hoje aqui premiamos denotam não só elevados graus de conhecimento, mas também excelentes competências que, no percurso pessoal e escolar destes jovens, vão sendo desenvolvidos e consolidados com o seu trabalho e a ajuda daqueles que os rodeiam”, declarou Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, já depois da entrega de prémios a dezenas de alunos.

Melhores alunos a Português estudam Engenharia e Gestão

15541147_680341838807065_7326826130605296180_n

O segundo momento, promovido pelo Lions Clube da Bairrada, premiou os melhores alunos da disciplina de Português, no 12.º ano, em homenagem à obra de Rodrigues Lapa, natural de Anadia, filólogo (estudo da linguagem), professor, investigador e crítico literário português, que faleceu em 1989.

Raquel Ribeiro, Diogo Henriques, Francisco Power e João Cardoso (que não esteve presente), com notas de 19 e 17 valores foram, assim, homenageados, numa altura em que as suas vidas já seguem outros caminhos. Raquel, de Alfélolas (Ancas), estuda Engenharia Química, no Porto; Diogo, de Oiã (Oliveira do Bairro), está em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; e Francisco Power, de Mogofores, estuda Engenharia Mecânica em Aveiro.

A cerimónia terminou com um momento cultural promovido por Luís Fernandes, diretor criativo d’Orfeu, de Águeda.

 

Fotografias: Município de Anadia