Durou dez meses de “intenso trabalho” e teve um custo de quinze mil euros, mas, com oito anos de existência, a Biblioteca Municipal de Anadia tem agora todos os serviços certificados pela APCER – Serviços de Certificação, Educação e Formação, Auditoria e Inspeção, Energia, AgroFood. A cerimónia oficial, com o hastear da bandeira à porta do edifício, realizou-se na tarde do dia 10 de dezembro.

Celeste Amaro, Diretora Regional da Cultura do Centro, Silvestre Lacerda, Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e Rui Oliveira, da APCER, não faltaram à sessão, que reuniu ainda representantes de diversas entidades do concelho de Anadia, bem como alguns munícipes, que fizeram questão de estar presentes.

“Com este processo de certificação, tudo o que fazemos é controlado, documentado e encontra-se auditado e certificado. Desde a compra de um livro, à gestão de empréstimos, passando pelo tratamento documental, entre tantos outros”, afirmou a diretora da Biblioteca de Anadia, Sónia Almeida, que acrescentou: “Os últimos meses foram  de muito trabalho. Um trabalho aliciante, que só está ao alcance de uma grande equipa, como é o caso, bem como do executivo municipal da Câmara de Anadia, que aposta na criação de um melhor serviço público, em benefício da qualidade de vida dos seus cidadãos”.

Também Rui Oliveira proferiu algumas palavras: “O Município de Anadia é um exemplo do que deve ser o serviço público em prol das populações. A certificação é um reconhecimento e um instrumento da melhoria contínua dos serviços”.

“Com as certificações, tudo o que se faz passa a ser avaliado e isto pode incentivar outras comunidades e bibliotecas a fazê-lo. Este não é um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida. Para além do cimento dos edifícios e dos conteúdos, é preciso que os serviços tenham qualidade”, declarou Silvestre Lacerda.

Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, elogiou: “A breve história desta biblioteca, que conta já com um dsc01699conjunto de distinções que muito têm orgulhado o Município de Anadia. Brevemente serão iniciadas obras no espaço envolvente à Biblioteca, que contribuirão para uma melhoria significativa dos serviços e o mesmo acontece com a infraestrutura informática, que será completamente renovada”.

“Hoje, as Bibliotecas têm um trabalho muito difícil. Têm que se reinventar face às novas tecnologias, mas lutem sempre porque porque o livro, em papel, tem que continuar a existir”, concluiu a Diretora Regional da Cultura do Centro, terminando, assim, a cerimónia.

No final, aos jornalistas, Teresa Cardoso explicou que “este é um trabalho contínuo, que será permanentemente avaliado para que não se perca a certificação”.