Foi assinado, na manhã do dia 24 de novembro, um protocolo entre a Câmara Municipal da Mealhada, a Associação de Futebol de Aveiro e a Federação Portuguesa de Futebol. O acordo entre as três entidades tem como objetivo o fomento da prática das modalidades desportivas de futebol e futsal, nos escalões de formação mais jovens, no concelho da Mealhada, e está em vigor desde o passado dia 1 de novembro.

“A Câmara da Mealhada dá o exemplo ao país”, começou por dizer Fernando Gomes da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, confessando que “o momento é de grande satisfação”. “Fundamentalmente pretende-se aumentar a prática desportiva e a do futebol, em concreto, no primeiro Ciclo”.

Arménio Pinho, presidente da direção da Associação de Futebol de Aveiro, na sua intervenção enalteceu os clubes do concelho da Mealhada afetos ao projeto: Atlético Clube do Luso, Centro Recreativo de Antes, Clube Desportivo do Luso, Futebol Cube de Barcouço, Futebol Clube da Pampilhosa, Grupo Desportivo da Mealhada e Sport Clube do Carqueijo. “Utilizando o slogan ‘Mealhada sempre em forma’ de um técnico desta Câmara, espero que isto seja transmitido aos restantes dezoito concelhos do distrito de Aveiro”, acrescentou.

“A sorte e a qualidade precisam de muito trabalho”

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, declarou: “A sorte e a qualidade precisam de muito trabalho. Queremos apostar cada vez mais no desporto e estamos a fazê-lo também nas infraestruturas de apoio, não só à modalidade de futebol, mas a muitas outras que temos no concelho”.miguel-graca-2-i-caphoto-formacao

Para o edil “a Mealhada está a tornar-se um caso único, a nível nacional, no panorama desportivo”. “E isto deve-se a muito trabalho, durante vários anos, com diversas pessoas e diferentes executivos”, acrescentou ainda Rui Marqueiro, concluindo: “Hoje é um dia brilhante para a Mealhada”.

E Guilherme Duarte, vice-presidente, corroborou: “É com enorme satisfação e gosto que assinamos este protocolo”.

24 turmas com 417 alunos já fazem do projeto “um sucesso”

Designado de “AFA na Escola”, o projeto está a ser trabalhado em vinte e quatro turmas do primeiro Ciclo do Ensino Básico, o que representa quatrocentos e dezassete alunos. A disciplina alvo é a de Educação Física ministrada nas Atividades Extra Curriculares e “onde estão dezassete técnicos dos clubes do concelho da Mealhada a darem apoio”. As infraestruturas utilizadas são os Centros Escolares do Luso, Mealhada e Pampilhosa, a Escola da Antes e ainda alguns Pavilhões Municipais.

“Este projeto é a base de uma pirâmide, em que achamos que dentro de um ano vamos ter um aumento de dez a quinze por cento dos atletas em clubes de futebol”, declarou Arménio Pinho, da Associação de Futebol de Aveiro, que, ao «Bairrada Informação», disse ainda: “O projeto começou no passado dia 1 de novembro e em menos de um mês, por exemplo, em Barcouço vão ser criadas mais duas equipas. Não há ‘feedback’ melhor do que este”.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Futebol prevê que “num ano, estejamos a falar de duzentos mil praticantes” e vai mais longe: “Em quatro anos vamos aumentar este número para sessenta por cento”.

Apresentação oficial, a 8 de dezembro, na Pampilhosa

No próximo dia 8 de dezembro, realizar-se-á uma apresentação do projeto, no Estádio Municipal da Pampilhosa, “onde queremos que esteja muita brincadeira e a entrega de brindes às crianças”, disse ainda, ao «Bairrada Informação», Arménio Pinho.

Fotografias de Miguel Graça – CAPhoto Formação