O Município da Mealhada será a capital da Europa, ao nível desportivo, em junho do próximo ano, e trará ao concelho milhares de crianças, jovens e seus familiares de cerca de vinte países. O evento, designado de “Kids Master Champions”, foi apresentado na manhã do dia 15 de novembro, no Espaço Inovação da Mealhada e contou com a presença do antigo jogador de futebol, Vítor Baía, que é o patrono do evento desportivo.

“O torneio, organizado pela Catchawards em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada da Mealhada, é dirigido a jovens dos nove aos dezassete anos de idade, de vários clubes portugueses, de associações ou mesmo empresas e também atletas oriundos de quase todos os continentes”, lê-se num comunicado de imprensa, que acrescenta que se realizará “de 24 (com cerimónia de abertura pelas ruas da cidade da Mealhada) a 30 de junho de 2017” e “albergará” mais de trezentos jogos.

“Esta é uma festa das famílias com uma imensa componente desportiva e social”, começou por dizer Alexandre Santos, o diretor executivo da empresa de organização de eventos desportivos Catchawards, que continuou: “O evento realiza-se há nove anos, quase sempre no Algarve. Há três foi nos Açores e, em 2017, acontecerá na Mealhada”.

“Mealhada é um município que sente o desporto e que sabe valorizá-lo”

evento-desportivo-tornara-mealhada-capital-da-europa-durante-uma-semana-3

Para Alexandre Santos “esta será uma forma de se conhecer novas realidades portuguesas, como é o caso da zona da Bairrada, mais concretamente a Mealhada”. “Estamos perante um concelho dinâmico e com enormes infraestruturas desportivas. É um município que sente o desporto e que sabe valorizá-lo, aliando-o ao turismo”, elogiou ainda o diretor executivo da Catchawards.

Os elementos da organização deste evento espera que se inscrevam cento e vinte equipas, que trarão consigo mais de mil e quinhentos familiares. “Muitos pais aproveitam e tiram as suas férias nesta altura”, garantiu Alexandre Santos, que acrescentou: “Mais do que o desporto ganha, no final, quem mais festa faz! E depois, com certeza, vão querer voltar à Mealhada”.

Parceiro, “desde a primeira hora”, está a Associação de Futebol de Aveiro. Arménio Pinho, presidente da direção, que agradeceu a Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, “a sua disponibilidade, não só neste evento, mas em muitos outros” e aos jornalistas apelou: “Difundam o ‘Kids Master Champions’ porque vai valer a pena!”

Para Vítor Baía “foi fácil estar na Mealhada a apresentar este projeto”. “Quando o Arménio (Pinho) me explicou do que estávamos a falar, aceitei logo”, garantiu o antigo futebolista português, que ainda afirmou: “Sabemos o quão importante é o desporto e, neste caso, o futebol, por isso, cá estaremos no verão para que este evento seja um sucesso”.

Exigências de Marqueiro em prol dos clubes e infraestruturas do concelho

Coube a Rui Marqueiro encerrar a cerimónia de apresentação do evento. “Quando este executivo tomou posse, questionámos logo ‘Como trazer progresso à Mealhada?’. E soubemos que passaria pelo turismo e desporto, sobretudo, o referente ao desporto de formação”, garantiu o edil, que espera que “no final, os resultados sejam positivos”.

Uma expetativa que Alexandre Santos dá quase como garantida, uma vez que, no evento de 2016, realizado no Algarve, o evento “gerou um milhão e seiscentos mil euros na economia hoteleira, restauração e turística”.

Para a Câmara Municipal da Mealhada, o evento terá um custo de cem mil euros, valor que pode ser minimizado “com patrocinadores, que certamente nos vão ajudar!”. “O senhor presidente da autarquia apenas nos fez duas exigências: que o evento percorresse todo o concelho e, por isso, estamos a fazer um levantamento criterioso de todos os campos e para que os clubes do concelhos não pagassem rigorosamente nada para participar”.

Inscrições podem ser feitas até fevereiro

Os escalões participantes na competição são os traquinas, benjamins, infantis, juvenis e iniciados desde futebol 7 a futebol 11. As inscrições podem ser feitas, até fevereiro próximo, em www.catchawards.com.

Mas não será apenas este evento que a Catchawards realizará na Mealhada. Em junho organizará a Copa Mundial para Juristas e a Taça das Nações Feminina em Futsal e, em maio, o 12.º Interbancos.